área do associado

Terça Cultural em março

Terça Cultural em março

Terça Cultural – Mulheres Médicas na Liderança

Terça Cultural

Data: 26 de março

Horário: 19h30

Local: Centro de Convenções e Eventos da AMMG. Avenida João Pinheiro, 161, Centro. BH/MG

Inscrições: https://doity.com.br/terca-cultural-mulheres-medicas-na-lideranca

Aberto ao público

No dia 26 de março, as 19h30, a Associação Médica de Minas Gerais recebe no Centro de Convenções e Eventos da AMMG, Tânia Mara Costa Leite, psicóloga clínica e organizacional (UFMG), especialista em percepção, diagnóstico, liderança e gestão para um bate papo no Terça Cultural da AMMG sobre Mulheres Médicas na Liderança. O encontro aberto ao público tem o objetivo de mostrar como o público feminino tem ocupado cargos de relevância, em vários setores, seu papel na economia, família e os avanços de suas conquistas.

De acordo com dados do documento Demografia Médica no Brasil, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), mais mulheres têm encarado a carreira médica. Em 2023, dos 575.767 profissionais médicos registrados no CFM, 267.871 (49,8%) eram do sexo feminino, representando o maior número de inscrições em 10 anos. Em um campo que costumava ser predominantemente masculino, essa evolução já é considerada um marco histórico.

DESAFIOS

Ainda assim, existem inúmeros desafios diários enfrentados pelas mulheres na medicina. De acordo com pesquisas as mulheres ainda são direcionadas para especializações consideradas ‘femininas’, como pediatria e medicina de família.

O relatório A Situação das Mulheres e a Liderança na Saúde Global aborda o ‘Paradoxo XX’, 70% dos profissionais da linha de frente da área da saúde são mulheres, mas elas representam apenas 25% dos cargos de liderança.

A atuação das mulheres na Medicina é uma história de luta, conquistas e desafios. Elas enfrentaram muitas barreiras para ingressar na área e ainda lutam para alcançar a equidade salarial e de oportunidades. No entanto, sua presença e contribuição na profissão são inegáveis e cada vez mais reconhecidas e valorizadas.

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados